IMACULADA CONCEIÇÃO

UM DEUS A ACOLHER2 ADV A
“Faça-se em mim segundo a tua palavra” (cf Lc 1, 26-38)

LECTIO DIVINA – Um Roteiro

1. Preparação
Procuro um lugar tranquilo e agradável que me ajude à concentração.
Encontro uma boa posição corporal.
Silencio o meu interior. Respiro lenta e suavemente.
Tomo consciência da presença de Deus.
- Invoco o Espírito Santo para que seja luz e guia na minha meditação e contemplação.

2. Leitura
Releio pausadamente a passagem evangélica (Lc 1, 26-38).
- Procuro entender o texto, percebendo o que ele transmite, através dos elementos presentes (lugar, personagens, gestos e ditos) como se fizesse parte do episódio.
- Procuro entender a mensagem e significado, hoje para mim. O que me diz, o que me faz sentir?
- Sublinho o importante; fixo o essencial. Esta Palavra é-me dirigida.

3. Meditação e Oração com Deus
Em tempo de Advento, Maria é, para mim, modelo: ela espera e acredita no cumprimento das promessas de Deus. Pela fé – como outrora Abraão, os patriarcas e profetas – sabe dar lugar a Deus na sua vida e caminhar com e por Ele. É nessa abertura e escuta de coração que é encontrada por Deus. E é na confiança que saberá dar o seu sim ao projeto divino.

Senhor, ao longo da história, procuraste corações humanos disponíveis para Te acolher. A cada um pedes de acordo com os teus planos e suas capacidades. Também hoje vens ao meu encontro. Como Maria, esperas que te dê espaço na vida quotidiana e nos meus sonhos.
- Estou disponível para Ti, Senhor?
- Deixo-me encontrar ou, pelo contrário, tento esquivar-me, para que não “atrapalhes” demasiado os meus projetos?
Maria soube encontrar na confiança e no amor a força e luz suficientes para vencer o temor.
Em mim, muitas vezes, reconheço que o medo fala mais alto e me retrai na hora de me decidir por Ti. Se o que me pedes me assusta, tentarei confiar por seres Tu a pedir. Saberás o que pedes e porquê. Dar-me-ás o que falta para Te corresponder. Verdade!?
- Dá-me a graça de, como Maria, acreditar no teu amor e arriscar na certeza que estarás comigo.
Como serva, Maria dispôs-se a dar pleno consentimento ao teu plano. Pelo seu sim, hoje, eu e tantos outros podemos alegrar-nos com o dom da fé que ilumina os meus dias e caminhos.
- Senhor, por intercessão de Maria, ajuda-me a dizer-Te: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”.
Converso conTigo como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silencio.

4. Contemplação
Abandono-me nas tuas mãos, Deus.
Peço-Te que me reveles a tua vontade, o que esperas da minha parte, qual a resposta que mereces de mim.
Saboreio o teu olhar sobre mim. Peço a graça de Te acolher na minha vida, cada dia, como Maria.
Confio e agradeço, com palavras minhas.
Contemplo e adoro.
Confiando em Ti, ouso comprometer-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros à minha volta.

UM PENSAMENTO
“Maria concebeu no seu espírito antes de ter concebido no seu seio”. (Santo Agostinho)

PROVOCAÇÕES
- Como vivo a minha devoção a Maria? Como a expresso?
- De que maneira, na minha vida, imito o exemplo de Maria?
- A minha fé traduz-se em gestos e palavras que “deem à luz” Deus e o seu Reino?

UM PROPÓSITO
Pedir ao Espírito Santo a graça de desejar e acolher Deus, como Maria.

UMA ORAÇÃO-POEMA

Avé Maria! A Palavra bateu à tua porta:
“Agraciada de Deus, Ele está contigo!”
Por sempre Lhe dares tempo e lugar,
O Divino procurou em ti hospedagem.
O Amor sossegou o temor: “não temas”.
E, no segredo, deste-Lhe seio e coração.

O desejo de vida em corpo de mulher
Tornou real o divino impossível: ter mãe,
Que fosse a ponte das suas promessas.
Escolheu-te, na periferia dos pobres,
Porque Ele não se merece, acolhe-se.
E tu, pronta a servir e amar: “Faça-se!”

UMA CANÇÃO
Ain Karem - Hágase