Seminário é Boa Notícia!

Noites C-FRIDAY arrancam com o apelo da missão "ad gentes"

c friday 30out2020 1No passado dia 16 de outubro, no nosso Seminário Interdiocesano, tivemos o privilégio de realizar uma tertúlia, organizada pela equipa da cultura e comunicação social, na qual estiveram presentes o padre Vítor Ferro, missionário espiritano, e a Marisa, estudante de medicina que integra um grupo de missionários leigos pertencentes à mesma família religiosa.

Continuar a ler

Exercícios Espirituais para encontrar a vontade de Deus e reaprender a ler devagar a própria vida

EE discipulado set2020O novo ano formativo no seminário Interdiocesano iniciou, como já tem vindo a ser feito, com a forte alavanca do retiro espiritual, pós um interregno comunitário de seis meses derivado às circunstâncias atuais da pandemia. Para tal, dividiu-se a comunidade, para um melhor decorrer do retiro, que deve de ser devidamente interiorizado, para o resto do ano. A primeira etapa, do Discipulado, esteve em Vila Nova de Gaia, enquanto as etapas da Configuração I e II foram exercitar-se espiritualmente na Casa da Torre, em Soutelo.

Continuar a ler

Dia solene de abertura marcado pelo diálogo entre 4 gerações

abertura do ano 2020 20217No passado dia 1 de outubro, em que a Igreja faz memória de Santa Terezinha do Menino Jesus, realizou-se a abertura solene do Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, no ano formativo de 2020-2021, que agora começa, que esperamos ser cumulado de bênção pelo Espírito Santo de Deus. Da parte da manhã, a equipa formadora esteve reunida com o Sr. D. António Luciano, Bispo de Viseu, este ano delegado para assumir o “leme” do nosso seminário. De seguida, ao almoço, o Sr. Bispo pôde saudar os seminaristas que fazem parte da comunidade formativa deste ano.Durante a parte da tarde, as atividades decorreram como de costume, com o tempo de adoração eucarística.

Continuar a ler

«Pedi ao senhor da seara que mande operários para a sua seara»

admissoes braganca miranda20082020 2No passado dia 20 de agosto, foram admitidos entre os candidatos às Ordens Sacras dois seminaristas, João Dias e Nelson Vale, da amada diocese de Bragança-Miranda, que se encontram em transição para o 4º ano de Teologia.A celebração aconteceu no Santuário da Senhora das Graças, em Bragança. A mesma foi presidida por D. José Cordeiro. Nela estiveram presentes os familiares dos admitidos, os seus colegas, tanto seminaristas menores como maiores, os seus formadores e os leigos, que ali se alimentam da Eucaristia todos os dias.

Continuar a ler

Instituição de Leitor na Diocese da Guarda

Leitorado Fábio Pontífice 2A semente é a Palavra de Deus e o semeador é Cristo. Porque o Senhor continua a semear a Palavra, no passado dia 12 de junho, foi instituído no Ministério de Leitor o seminarista Fábio Carrola Pontífice.
A Celebração decorreu durante a Eucaristia presidida pelo Bispo da Guarda D. Manuel Felício e teve lugar na capela do Seminário da Guarda. Estiveram presentes os familiares do novo Leitor, assim como pró-seminaristas e seminaristas da Diocese da Guarda. Concelebraram sacerdotes ligados ao Seminário.

D. Manuel Felício referiu que “aquele que é instituído no ministério de Leitor, para além de estar preocupado com a proclamação da Palavra, tem a grande missão de garantir que outros se preparem dignamente para a proclamar e levar às pessoas. É a força da Palavra que nos ajudará a prestar um serviço à Igreja e ao mundo”.

Continuar a ler

Pelo vento do Espírito ao centro que é Cristo

Fazer da vida um remoinho do vento do Espírito, para levar todos à unidade, onde o centro é Cristo, foi o mote da homilia de Dom António Couto na celebração eucarística com a admissão entre os candidatos às ordens sacras dos seminaristas Tiago Machado e Eduardo Leal e a instituição no ministério laical de acólito do seminarista João Pereira.

Continuar a ler