Propedêutico

propedeutico

O propedêutico é uma etapa formativa indispensável, com uma sua especificidade própria. O objetivo principal consiste em assentar sólidas bases para a vida espiritual e favorecer um maior conhecimento de si para o crescimento pessoal. Com vista à iniciaçäo e ao amadurecllnento da vida espiritual, será sobretudo necessário levar os seminaristas à oraçäo através da vida sacramental, da Liturgia das Horas, da familiaridade com a Palavra de Deus — que há de ser considerada como a alma e o guia do caminho —, do silêncio, da oraçäo mental e da leitura espiritual. Além disso, este é um tempo propício para um conhecimento inicial e sumário da doutrina cristä, através do estudo do Catecismo da Igreja Católica, e para o desenvolvimento da dinâmica do dom de si na experiéncia paroquial e caritativa. Por fim, a fase propedéutica poderá ainda ser útil para um eventual complemento da formação cultural. (RF, 59b)