Seminário é Boa Notícia!

Lamego. Admissão entre os candidatos às Ordens Sacras e Instituição de Acólitos

admissoes lamego 18dez2020No dia 18 de Dezembro, no Seminário de Lamego, foram admitidos entre os candidatos às Ordens Sacras o João Patrício e o Tiago Torres, seminaristas que frequentam o 3º ano do Seminário Interdiocesano de S. José, e foram instituídos acólitos o Tiago João e o Eduardo Leal, seminaristas da diocese de Lamego em estágio pastoral, numa cerimónia presidida por D. António Couto, bispo de Lamego.

Como os Pastorinhos, ser "candeias" da presença de Deus no mundo

form comp discip dez2020 2No fim-de-semana de 11, 12 e 13 de dezembro de 2020, os seminaristas da etapa do Discipulado, acompanhados pelo Sr. Pe. Bráulio, tiveram a gratificante oportunidade de usufruir de uma formação dedicada à temática da Mensagem de Fátima.

Para tal, descolaram-se até à freguesia de São Cristóvão de Nogueira, Cinfães, Diocese de Lamego – ficando hospedados na Quinta da Granja.

C-Friday. Um Católico na Política

c friday04dez2020dr titoNa passada sexta-feira, dia 4 de dezembro, tivemos no nosso Seminário Interdiocesano uma tertúlia, organizada pela equipa da cultura e comunicação social, intitulada “Um católico na política”. Partindo a ideia inicial de um grupo de seminaristas, de se convidar um leigo no qual seria reconhecido um compromisso sério na hasta pública com responsabilidade a nível político, a fim de dar o seu testemunho de cristão. Foi então convidado por parte da equipa formadora o Dr. Tito Alfredo Evangelista e Sá.

Lamego. Ordenação Diaconal de João Pereira

20201121ord diaconal joao pereira01No dia 21 do corrente mês foi a comunidade do Seminário Interdiocesano convidada para participar na Ordenação Diaconal do neo-diácono João Pereira, antigo seminarista deste Seminário. Este escolheu como lema “Deixo-vos o exemplo para que, assim como Eu fiz, o façais vós também”, do capítulo 13 do Evangelho segundo São João. A celebração principiou pelas 10h e decorreu na Sé Catedral de Lamego, presidida por sua Excelência Reverendíssima Dom António Couto.

Discipulado do Seminário Interdiocesano de S. José visita Monjas Cisterciences

No passado dia 18 de Outubro, os seminaristas da etapa do discipulado do Seminário Interdiocesano de S. José, acompanhados pelo Sr. Pe. Bráulio, tiveram o privilégio de estar com as Monjas Cistercienses, que se encontram em uma pequena comunidade perto do Santuário de S. Bento da Porta Aberta. Foi celebrada a Santa Missa e em seguida foi realizado um almoço de convívio entre os presentes. Continuamente rezamos pelas três Monjas que nos acolheram, levando connosco o espírito da Regra para que sirva à nossa santificação e que o Senhor, por intercessão de sua Mãe Maria Santíssima, conceda a todas as Ordens Monásticas do mundo inteiro a graça da perseverança, para que por meio das suas orações, a Santa Igreja de Cristo, nos seus membros, seja sal da terra e luz do mundo.

Noites C-FRIDAY arrancam com o apelo da missão "ad gentes"

c friday 30out2020 1No passado dia 16 de outubro, no nosso Seminário Interdiocesano, tivemos o privilégio de realizar uma tertúlia, organizada pela equipa da cultura e comunicação social, na qual estiveram presentes o padre Vítor Ferro, missionário espiritano, e a Marisa, estudante de medicina que integra um grupo de missionários leigos pertencentes à mesma família religiosa.

Exercícios Espirituais para encontrar a vontade de Deus e reaprender a ler devagar a própria vida

EE discipulado set2020O novo ano formativo no seminário Interdiocesano iniciou, como já tem vindo a ser feito, com a forte alavanca do retiro espiritual, pós um interregno comunitário de seis meses derivado às circunstâncias atuais da pandemia. Para tal, dividiu-se a comunidade, para um melhor decorrer do retiro, que deve de ser devidamente interiorizado, para o resto do ano. A primeira etapa, do Discipulado, esteve em Vila Nova de Gaia, enquanto as etapas da Configuração I e II foram exercitar-se espiritualmente na Casa da Torre, em Soutelo.