Seminário é Boa Notícia!

Propedêutico e Discipulado em formação sobre a Sexualidade

formacao sexualidade1 viseu(Clicar para aumentar)Nos dias 25 e 26 do mês passado os seminaristas das etapas do Propedêutico e Discipulado participaram no ciclo de formação sobre Sexualidade no Seminário de Viseu, com a orientação da Drª Cátia Almeida (Pedopsiquiatra) e da Enf. Vanessa Machado (Enfermeira especialista).

Com o primórdio discernimento sobre a pergunta “Quem sou eu?”, os seminaristas puderam aprofundar o conhecimento sobre a teoria ecológica do desenvolvimento humano desde a infância até à idade adulta. Quem somos nós? Onde nos situamos? E quem e como nos fazemos representar? Essas foram as questões base de toda a formação.

Continuar a ler

  • Visualizações: 28

Ainda se fala de celibato?

Eres IVMuitas vezes, vemos o celibato sacerdotal como uma mera “obrigação” a ter em conta quando o candidato escolhe o caminho sacerdotal e, portanto, somos levados a ver o celibato como algo que “vem na rifa” quando se é ordenado. Contudo, viver o celibato é muito mais do que não ter relações ou constituir família.

Continuar a ler

  • Visualizações: 27

Integrar e alargar os horizontes. Tertúlia sobre o Brasil

tertulia brasil 6(Clicar para ampliar)No dia 1 de dezembro de 2022, a comunidade do Seminário Interdiocesano de São José ocupou a noite com uma tertúlia cultural sobre o Brasil, de onde são provenientes dois nos nossos seminaristas: o Filipe Jácome, da etapa do Discipulado (no 1º ano), integra a comunidade formativa pela Diocese de Lamego e é originário de João Pessoa-Paraiba; o Ricarbo Bernardes, da etapa da Configuração I (no 4º ano), integra a comunidade formativa pela Diocese da Guarda e é originário de Elói Mendes-MInas Gerais.

Ambos prepararam e proporcionaram-nos uma viagem culutral que começou com o jantar à moda do Brasil e culminou numa apresentação do seu país, com a ajuda de uma apresentação power point e subsídios audiovisuais, sublinhando aspetos da organização da sociedade, da cultura musical e arquitetónica, assim como da organização da Igreja no Brasil, com os seus monumentos religiosos e práticas de fé.

No final, a tertúlia terminou com a prova de alguns produtos típicos do Brasil: a famosa caipirinha, salgados e doces.

Foi uma experiência que nos ajudou quer a integrar melhor estes nossos seminaristas brasileiros, quer a alargar ainda mais os nossos horizontes culturais e da vivência da fé.

Ver mais fotos

  • Visualizações: 25

A Representação do Mistério Trinitário. Imagem, Eucologia e Simbólica

dissertacao tiago fonseca(Clicar para aumentar)Defesa da dissertação de Tiago Fonseca

No passado dia 11 de novembro, o nosso seminarista Tiago Fonseca, da Diocese da Guarda, defendeu a sua dissertação de Mestrado Integrado em Teologia, com o tema “A Representação do Mistério Trinitário. Imagem, Eucologia e Simbólica”. O trabalho académico, orientado pelo Prof. Doutor Joaquim Augusto Félix de Carvalho, versa sobre a representação artística e a exposição litúrgica do mistério de Deus Uno e Trino, do mistério trinitário.

Continuar a ler

  • Visualizações: 57

Instituição de Acólito de Ricardo Martins

310545219 489170883236836 1915849230491656727 n

No dia 9 de outubro, a comunidade paroquial de Vimioso vivenciou um dia alegre, com a instituição de acólito do Ricardo Martins, que se encontra em estágio pastoral na Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, na diocese de Bragança-Miranda. A celebração foi presidida por D. António Montes, bispo emérito desta diocese. 

Continuar a ler

  • Visualizações: 112