Seminário é Boa Notícia!

Configuração II participou na Assembleia Sinodal Arquidiocesana

assembleia sinodal arquidiocesana braga

A formação complementar dos seminaristas da Configuração II, dos 5º e 6º anos deste Seminário Interdiocesano de São José, culminou no passado dia 14 de junho, com a participação na Assembleia Sinodal Arquidiocesana de Braga. A proposta de objetivo desta formação complementar, neste ano formativo, para esta etapa, foi o envolvimento no sínodo "Por uma Igreja Sinodal ─ Comunhão, Participação, Missão". Seminaristas e formador da etapa começaram por ler e partilhar entre todos uma síntese do Documento Preparatório e do Vademecum do Sínodo; foram ao encontro de quem aprofundou academicamente a sinodalidade da Igreja, como é o caso do Padre Sérgio Leal, da Diocese do Porto, que nos ajudou a descobrir o que é ser pastor numa Igreja sinodal. No culminar desta formação complementar, foi uma graça podermos participar numa assembleia sinodal diocesana, para percebermos como se caminha junto entre o processo de escuta, a apresentação de uma proposta de síntese diocesana e o diálogo sinodal para se melhorar uma síntese diocesana, à luz da invocação do Espírito Santo, e apostando numa experiência que se sonha ser continuada.

  • Visualizações: 80

Festa de fim de ano formativo com quem acompanha na iniciação à pastoral

festa final de ano formativo2022No dia 14 de junho de 2022, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, ─ "bispo de turno" deste ano no acompanhamento da formação presbiteral no Seminário Interdiocesano de São José ─ veio a Braga para realizar a festa de final de ano formativo com a comunidade. O programa incluiu a celebração da Eucaristia e o convívio ao almoço. Nesta ocasião festiva da comunidade, quisemos privilegiar a presença dos padres que, na Arquidiocese de Braga, acolhem os nossos seminaristas na iniciação pastoral prática, que intitulamos de "experiências de aproximação gradual à prática pastoral" que faz parte da nossa longa tradição formativa dos candidatos ao sacerdócio ministerial. Nesta festa, quisémos, também, ter connosco outros colaboradores na formação humana e complementar dos nossos seminaristas e colaboradores que apoiam a nossa vida comunitária. Ao almoço, contámos com a presença do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e o seu bispo auxiliar, D. Nuno Almeida, diante de quem agradecemos o acolhimento e a abertura para continuarmos a ter esta ousadia de alargar a nossa experiência sinodal a esta colaboração na formação dos futuros presbíteros de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu.

Continuar a ler

  • Visualizações: 80

Confiar no Senhor, para O poder anunciar aos outros. Admissão de Tiago Rio entre os candidatos às Ordens Sacras

admissao tiago rio 1

No passado dia 9 de junho, a comunidade o Seminário Interdiocesano alegrou-se com a admissão entre os candidatos às Ordens Sacras de Tiago Rio, seminarista do 3º ano, da Diocese de Viseu. Nesta celebração, o Tiago professou de forma pública o “propósito de vir a receber a Sagrada Ordem” (conforme se explica nos preliminares do rito de Admissão entre os candidatos às ordens sacras, 97), passando depois da celebração a ser considerado candidato à ordenação diaconal e presbiteral.

Continuar a ler

  • Visualizações: 78

Sinodalidade no exercício dos ministérios. Formação da Configuração I

conf1 form compl ministerios 1No passado dia 14 de março, o Pe. Rui Sousa, da Arquidiocese de Braga, deslocou-se ao Seminário Interdiocesano de S. José com o objetivo de expor uma formação aos seminaristas da Configuração I acerca do tema dos Ministérios da Igreja, sobretudo o ministério de leitor e acólito. No decorrer desta exposição, foi aprofundado o tema da sinodalidade, deixando desde logo a interrogação: “Como estamos a viver a sinodalidade na preparação e no exercício de Ministérios?”.

Continuar a ler

  • Visualizações: 100

Olhar para Cristo Bom Pastor - Admissão de Ricardo Bernardes entre os candidatos às Ordens Sacras

admissao-ricardo-bernardes
admissao-ricardo-bernardes
admissao-ricardo-bernardes
admissao-ricardo-bernardes
admissao-ricardo-bernardes
admissao-ricardo-bernardes

No passado dia 10 de maio, a comunidade o Seminário Interdiocesano alegrou-se com a admissão entre os candidatos às ordens sacras de Ricardo Bernardes, seminarista do 3º ano, da diocese da Guarda. Nesta celebração, o Ricardo professou de forma pública o “propósito de vir a receber a sagrada Ordem” (preliminares do rito de Admissão entre os candidatos às ordens sacras,97), passando depois da celebração a ser considerado candidato à ordenação diaconal/presbiteral.

Continuar a ler

  • Visualizações: 103

«Eu te consagrei e te constituí profeta das nações» - Instituição de Eduardo Abrantes no minisério de Leitor

leitorado-eduardo 1
leitorado-eduardo 2
leitorado-eduardo 3
leitorado-eduardo 4
leitorado-eduardo 5

Aconteceu, no passado dia 07 de maio, na igreja matriz de Sátão (Diocese de Viseu), a instituição no ministério de Leitor a caminho da ordenação presbiteral o seminarista Eduardo Abrantes, da Paróquia de Cunha Baixa – Mangualde, que frequenta as disciplinas ministeriais do 6º ano no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga. Inserida na Vigília de Oração pelas Vocações, a Instituição ao Ministério de Leitor do Eduardo foi um momento muito significativo, não só para o instituído que demostra mais uma vez a vontade de dizer ‘sim’ ao chamamento do Deus «na vocação ao sacerdote ordenado, instrumento de paz e misericórdia de Cristo» (Papa Francisco, Mensagem para o 59º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, 2022), mas também para os seus familiares, pároco, amigos, colegas e comunidade que vêm e testemunham este passo muito significativo no caminho de discernimento vocacional do Eduardo que procura sobretudo realizar o sonho de Deus na sua vida, neste caso, no serviço à Igreja através do Sacerdócio ministerial.

Continuar a ler

  • Visualizações: 183

Tertúlia "Ao Encontro de Rublêv - A Trindade no ícone da hospitalidade de Abraão"

aoencontrorublev
aoencontrorublev
aoencontrorublev
aoencontrorublev
aoencontrorublev
aoencontrorublev
aoencontrorublev

Na passada quinta-feira, dia 5 de maio, decorreu no nosso Seminário Interdiocesano uma tertúlia intitulada: “Ao encontro de Rublëv – A Trindade no ícone da hospitalidade de Abraão”. Diante do ícone da Santíssima Trindade, que preside ao espaço litúrgico da Capela de S. José, o nosso convidado, o seminarista Tiago Fonseca, do 5º ano, ajudou-nos a aprofundar o sentido teológico e espiritual da representação iconográfica da Trindade.

Continuar a ler

  • Visualizações: 123