Ressurreição. Uma História de vida

RESURRECCIONDaniel Marguerat, Ressurrección. Una historia de vida, traduzido por Juan Sánchez, & Julián Mellado (Madrid: Fliendner Ediciones, 2012).
 

A ressurreição é o tema central da fé cristã, sem a qual tudo perde sentido. Tudo começa com a ressurreição de Cristo: depois da Cruz, o fracasso não foi a última palavra. Mas, o que é que aconteceu realmente? E as perguntas continuam com a nossa morte: não desaparecemos, mas o que acontece exatamente?

Este tema é tão central, que o Novo Testamento necessitou de abordá-lo com uma grande diversidade de linguagens para dar-lhe expressão. De todas elas, três são as mais privilegiadas: Cristo, diz-se, despertou, foi elevado ou voltou à vida. E isto serve também para nós.

Em muitas das suas palavras, o Novo Testamento procura expressar aquilo que está mais além das palavras. Este pequeno livro proporciona uma lista de todas elas, ainda que de forma resumida, com uma lingugem simples oferece muitas respostas às nossas perguntas e sossegando algumas das nossas preocupações.

Mas esta obra também presta atenção ao que não diz o Novo Testamento: é importante não utilizar aquelas representações ou tratamentos da ressurreição que o próprio Novo Testamento evitou.

Em suma, um livro apaixonante e profundo que nos guia pelas profundidades de Evangelho e desperta em nós um novo olhar a vida que Deus nos dá.

  • Visualizações: 1035