As quatro noites da Salvação

500xPara os cristãos, a noite da Páscoa é o coração da história da salvação. Dela derivam todos os dons e nela somos capazes de ver as maravilhas do amor de Deus. Mas, porque é que esta noite é diferente das outras noites? Bruno Forte ajuda-nos com este livro a responder a esta pergunta, tendo em conta a bênção das quatro taças (quidush) da tradição hebraica. 

Entre as incontáveis maravilhas de Deus na história da humanidade, quatro acabam por ser as fundamentais (...) e todas as quatro se realizam de noite. A primeira noite, foi quando o Senhor se manifestou no mundo para criá-lo. A segunda foi quando o Senhor se manifestou a Abraão. A terceira, quando o Senhor se manifestou contra os egípcios. Finalmente, a quarta noite é a noite da Páscoa. Narrar as quatro noites da salvação significa tomar consciência da graça que elas significam e entrever o mistério divino que se revela progressivamente na nossa história. 

Empreender na leitura desta obra do teólogo Bruno Forte, significa dispormo-nos a provar o sabor da liberdade, bebendo nas quatro taças da salvaçãoporque a última noite é aquela que liberta das trevas do pecado e da corrupção do mundo aqueles que hoje por toda a terra crêem em Cristo, noite que os restitui à graça e os reúne na comunhão dos Santos.

  • Visualizações: 271