FRANZ JALICS, Escutar para ser

FRANZ JALICS Escutar para serPablo d'Ors, grande protagonista da Associação dos Amigos do Deserto e autor das Biografias do Silêncio e da Luz, traz-nos à leitura a edição da obra completa do jesuíta Franz Jalics (1927-2021) sobre a "Dimensão contemplativa das relações interpessoais". Esta obra procura, a partir do testemunho pessoal de Jalics, traduzir uma mística de olhos abertos, não só sobre a dimensão da transencência, mas sobretudo da realidade vivida nos relacionamentos humanos onde a mesma se pode provar.

O autor baseia esta obra numa advertência, que é: «enquanto quereis impôr a outros as vossas convicções ─ engrandecidos pelo que sabeis ─, ninguém vos escutará, ainda que o que tenhais a dizer seja mais valioso que a humanidade possui». É com esta afirmação que F. Jalics aponta o problema básico da ação pastoral: sem disposição ao diálogo não é possível a transmissão da fé. Isto significa que é a escuta desinteressada, assim como o respeito e a abertura ao outro, o que permite às pessoas ganhar clareza sobre si mesmas e sobre o seu mundo interior.

As páginas vibrantes deste livro incluem as regras básicas da escuta, do diálogo e da vida em grupo, assim como um sem fim de exemplos e anedotas que constituem um esplêndido guia prático para um diálogo fecundo sobre a vida espiritual.

Ediciones Sigueme. 204 páginas.

  • Visualizações: 162