Formação complementar sobre o "Vademecum" para o Sínodo

formComplConfIIVademecumNo dia 2 de dezembro, os seminaristas da etapa da Configuração II realizaram com o seu formador mais um encontro de formação complementar que tem como objetivo entrar na dinâmica do Sínodo sobre a Sinodalidade. Desta vez, cada um pôde partilhar a leitura que fez do "Vademecum" que serve de Manual Oficial de Auscultação e Discernimento nas Igrejas Locais.

Da sua Introdução, que nos faz mergulhar nos objetivos do Sínodo, até aos Apêndices práticos, pudemos confirmar que este Sínodo não tem como objetivo chegar a uma boa teoria, mas fazer um caminho prático entre a escuta do "sensus fidelium" do Povo de Deus até ao horizonte que o Espírito Santo nos quiser levar. Reparámos que é muito importante, por razões pedagógicas, entre uma comissão diocesana de pessoas escolhidas e a "multidão" que é preciso escutar requerem-se escolhas muitos realistas da realidade diocesana e procedimentos práticos que ajudem a fazer uma experiência feliz de caminho sinodal, cuja fase diocesana termina a 15 de agosto de 2022. Para tal, convém ter-se consciência do essencial (partindo do Espírito Santo) e da amplitude da escuta, concretizando instrumentos práticos e realistas em vista à síntese diocesana que é preciso enviar.