XIX Domingo do Tempo Comum (A)

CAMINHAR SEM CHÃO19 COMUM A

0. Preparo-me

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente o Evangelho Mt 14,22-33.
- Sublinho o importante; anoto o mais significativo.
Multiplicados os pães, Jesus obriga os discípulos a passarem à outra margem. Ventos contrários dificultam a travessia. Essa dura experiência, tanto coletiva quanto pessoal (Pedro), põe à prova a sua fé em Jesus que os reencontra caminhado sobre as águas.

2. O que me diz Deus
- Imagino-me presente na barca, em plena tempestade. Que sinto? Que aprendo?
Na Bíblia, o mar, a noite e a tempestade (forças da natureza incontroláveis) representam o desconhecido, poder do mal e da morte. Assim, a barca simboliza a comunidade cristã, ameaçada do exterior por forças adversas e no interior pelo medo e mediocridade. Como os discípulos, vejo-me remando contra a corrente. Mas Jesus, que caminha sobre as águas, é o Senhor presente no coração da minha tempestade. Reconheço-O? Ou o pavor confunde-me o olhar? Tal como a Pedro, Jesus chama-me a enfrentar os medos. Fixo-me n’Ele e na sua Palavra ou nos ventos contrários?

3. O que digo a Deus
- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).
Senhor, esperas-me na outra margem. Queres que deixe a tentadora praia da dependência de graças e milagres. Desejas que passe a discípulo, consciente e livre, no teu seguimento. Isso exige uma lenta e dura transformação. Nessa “travessia” debato-me com os meus apegos e limitações.
Vem em meu auxílio porque, na tormenta, cedo ao medo. Ajuda-me a vencer as ondas de pessimismo que me assolam e me levam ao desânimo. Ilumina a minha noite, pois confundo os sinais da tua presença. No coração dos meus problemas, ajuda-me a reconhecer-Te.
Faz-me perceber a tua voz que me chama a caminhar sobre as minhas águas agitadas. Fixa meu olhar no teu. Centra o meu coração no teu e tuas palavras me guiarão. Os ventos continuarão a soprar à minha volta, mas serás o meu farol. Se meus pés vacilarem, estende-me a mão, até que minha fé aprenda a caminhar segura.

4. O que a Palavra faz em mim
- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.
Senhor, és o meu farol nas minhas noites. És a voz que me chama na escuridão. ConTigo, avanço seguro, apesar de todas as tempestades. Agarrado à tua mão, louvo e agradeço. Em silêncio, Te contemplo e adoro.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

“Um homem é a fé de que for capaz” (José Luís Nunes Martins)

- Sei desafiar as contrariedades e os medos, com fé?
- O que me faz duvidar e temer? Como ultrapasso isso?
- Identifico a presença de Deus no meio das tempestades?
- Prefiro procurar refúgio em falsas seguranças?

UM DESAFIO
Pedir ao Espírito Santo a graça de enfrentar minhas tempestades na fé.

Na outra margem de mim,
Chamas e esperas.
Mas, entre nós… a dura travessia
Violenta, de desapego indigente
De quem deixa esta outra orla,
Praia do pão fácil, multiplicado.

Não temo essa terra nova, prometida
Mas a viagem. E a borrasca contrária
Que me deixa sem leme nem mapa
Na oscilação de emoções inexploradas
À mercê de insurreição própria.

Se és Tu, manda-me caminhar e vencer
Estas águas interiores, tumultuosas.
Talvez submerja desamparado, apavorado
Mas reemergirei seguidor segurado,
Resgatado pela tua mão libertadora.

Needtobreathe – Walking on the water

Hillsong United – Oceans (versão portuguesa)