IV Domingo Comum (C)

A CONTRACORRENTE4 COMUM C

LECTIO DIVINA – Um Roteiro

0. Preparo-me
Procuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.
Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente Lc 4, 21-30.
- Sublinho e anoto o mais significativo.

Prossegue o testemunho de Jesus em Nazaré. Suas palavras despertam admiração, depressa transformada em revolta e rejeição. Confiante na missão, Jesus segue o seu caminho.

2. O que me diz Deus
- Imagino-me presente em Nazaré, vendo e ouvindo. Que sinto?
Era suposto Jesus ser bem acolhido na sua terra. Ele espera fé. Seus conterrâneos só querem milagres. Não compreendem que a salvação é gratuita e universal, maior que o seu próprio mundo. Os preconceitos (julgar conhecer) impedem a minha abertura à novidade do Evangelho. Não basta “estar dentro” da igreja para ser seguidor. É preciso ter “fome” de um Deus superior às minhas expectativas. Jesus é demasiado livre para ser detido. Sua Palavra é demasiado forte e carregada de verdade para ser contida.

3. O que digo a Deus
- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).
Senhor, acolho-Te melhor que os teus conterrâneos!? Momentos há em que espero milagres, graças que resolvam problemas ou removam obstáculos. Esqueço que não tens de ser como eu quero. Peço-Te: conforma a minha vontade à tua. Ainda que leve tempo a perceber-Te, não me deixes fechar em preconceitos.
Tampouco caia eu no desânimo, quando me sentir incompreendido ou rejeitado pelos outros. Como Tu, siga adiante, sem dramatismos nem ressentimentos. As amarguras fazem parte da vida. E tudo passa. Faz-me, pois, crescer com elas.
Contigo, aprenda eu a focar-me no essencial, no que verdadeiramente importa. Dá-me a sabedoria de não querer lutar em todas as frentes. Torna-me determinado, no caminho do Bem, independente da opinião corrente. Só dependente de Ti.

4. O que a Palavra faz em mim
- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.
Senhor, estás presente no meu caminho e é por Ti que devo seguir, de coração livre. Grato, louvo, contemplo e adoro.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

PROVOCAÇÕES
- Que Jesus sigo: o dos milagres ou o das palavras de vida?
- Como reajo nas contrariedades e perante a indiferença ou rejeição alheias?
- Diante dos outros e das suas diferenças, sou acolhedor ou desconfiado?

UM PENSAMENTO
“Prefiro andar sozinho, no caminho da verdade, do que acompanhar uma multidão na direção errada.” (C. S. Lewis)

UM DESAFIO
Pedir ao Espírito Santo a graça de ter um coração livre de ressentimentos.

UMA ORAÇÃO-POEMA

A contracorrente