Imaculada Conceição

UM DEUS A ACOLHERIMACULADA

0. Preparo-me

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente Lc 1,26-38.
- Sublinho e anoto o mais significativo.

É o Evangelho da Anunciação. Por meio do anjo Gabriel, Deus visita uma jovem da Galileia, Maria. É por meio do seu ‘Sim’ que o projeto salvífico encarna na nossa história.

2. O que me diz Deus
- Que pensamentos e sentimentos despertam em mim este episódio?
Em tempo de Advento, Maria é, para mim, modelo: ela espera e acredita no cumprimento das promessas de Deus. Pela fé – como outrora Abraão, os patriarcas e profetas – sabe dar lugar a Deus na sua vida e caminhar com e por Ele. É nessa abertura e escuta de coração que é encontrada por Deus. E é na confiança que saberá dar o seu sim ao projeto divino.

3. O que digo a Deus
- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).
Senhor, ao longo da história, procuraste corações humanos disponíveis para Te acolher. A cada um pedes de acordo com os teus planos e suas capacidades. Também hoje vens ao meu encontro. Como Maria, esperas que te dê espaço na vida quotidiana. Estou disponível para Ti, Senhor? Deixo-me encontrar ou, pelo contrário, tento esquivar-me, para que não “atrapalhes” demasiado os meus projetos?
Maria soube encontrar na confiança e no amor a força e luz suficientes para vencer o temor. Quantas vezes, em mim, o medo fala mais alto e me retrai na hora de me decidir por Ti. Se o que me pedes assusta, tentarei confiar por seres Tu a pedir. Sabes o que pedes e porquê. Dar-me-ás o que falta para Te corresponder. Dá-me a graça de, como Maria, acreditar no teu amor e arriscar na certeza que estarás comigo. Por sua intercessão, ajuda-me a dizer-Te: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”.

4. O que a Palavra faz em mim
- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.
Senhor, pelo sim de Maria, alegro-me com o dom da fé que ilumina os meus caminhos. Grato, louvo, contemplo e adoro.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

- Como vivo a minha devoção a Maria? Como a expresso?
- De que maneira, na minha vida, imito o exemplo de Maria?
- A minha fé traduz-se em gestos e palavras que “deem à luz” Deus e o seu Reino?

“Maria concebeu no seu espírito antes de ter concebido no seu seio”. (Santo Agostinho)

UM DESAFIO
Pedir ao Espírito Santo a graça de desejar e acolher Deus, como Maria.

Avé Maria! A Palavra bateu à tua porta:
“Agraciada de Deus, Ele está contigo!”
Por sempre Lhe dares tempo e lugar,
o Divino procurou em ti hospedagem.
O Amor sossegou o temor: “não temas”.
E, no segredo, deste-Lhe seio e coração.

O desejo de vida em corpo de mulher
tornou real o divino impossível: ter mãe,
que fosse a ponte das suas promessas.
Escolheu-te, na periferia dos pobres,
porque Ele não se merece, acolhe-se.
E tu, pronta a servir e amar: “Faça-se!”

Ain Karem - Hágase