PRIMAVERA 42 - Laura Vicuña

LAURA VICUÑA nasce no Chile, a 5 de abril de 1891.LAURA VICUNA
Pouco tempo depois, rebenta uma guerra civil no país. O Pai de Laura é um dos envolvidos na tormenta política. Acaba por falecer em pleno conflito. A viúva e as duas filhas, ainda jovens, ficam então sem recursos, vivendo quase na miséria. Perseguidas pelo seu nome, Laura, juntamente com a mãe sua irmã mais nova, são forçadas a buscar refúgio na vizinha Argentina. Transpõem as montanhas, que separam os dois países, chegando à cidade de Junin.
Mercedes, a mãe, busca trabalho para sustentar as filhas. Vulnerável, cede a pressão de um homem abastado que a toma por amante, assegurando a sobrevivência da família e os estudos das meninas.

Laura vê-se então confiada às Irmãs Salesianas, no colégio que estas dirigem. As religiosas passam a ser a sua nova família. A morte do pai, a instabilidade e a vida precária tinham retirado a paz e a alegria que, por fim reencontra. No Colégio é admirada pelas outras alunas como a melhor companheira, a mais amável e serviçal. As educadoras apreciam a sua obediência e o enorme amor sentia por Jesus e por Nossa Senhora Auxiliadora.
Laura cresce em sabedoria e graça. Sente-se dividida entre o fascínio da vida religiosa, que deseja abraçar por amor a Jesus, e a tristeza de saber que sua mãe se sujeita a todas as exigências do seu patrão. Ela mesma, uma bela adolescente de 11 anos, nas férias, é assediada violentamente em duas ocasiões. Mas consegue esquivar-se. É na oração e na eucaristia que Laura encontra força e coragem. Assim, decide oferecer a sua vida a Deus para que sua mãe se liberte da situação em que se encontra.
Tal acontecerá dois anos depois. Laura ainda não tem 13 anos, quando cai doente e revela à mãe seu segredo. Nesse dia, a sua mãe, consciente do sacrifício da filha, confessa-se e comunga. Para ela começa uma nova vida, sem a sua Laura mas com Deus reencontrado.
Após vários milagres por sua intercessão, o papa João Paulo II beatificou-a em 1988, propondo-a como modelo para toda a juventude.

  • Visualizações: 434