Instituição de Leitor de Ricardo Martins

leitorado ricardo martins2(Clicar para aumentar)No transato dia 20 de março, por ocasião da celebração da solenidade de S. José, patrono do
Seminário da Diocese de Bragança-Miranda, no Santuário da Nossa Senhora das Graças, Ricardo Luis Ramos Martins, natural da Paróquia de Tó da Unidade Pastoral da Senhora do Caminho, seminarista do 5º ano de Teologia, do Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, foi instituído no ministério dos leitores, na celebração presidida por Sua Ex.a Rev.ma o Sr. D. José
Cordeiro, Bispo da supracitada diocese.

leitorado ricardo martins2(Clicar para aumentar)Em sentido lato, todo o cristão tem o dever de anunciar, perscrutar e guardar santamente a Palavra de Deus, de modo a manter-se fiel diante das novidades que a sociedade nos coloca. No entanto, o ministério do leitorado leva-nos mais além, ou seja, o leitor tem o dever de anunciar a totalidade da Palavra, de modo que, à semelhança da parábola da semente ( como vemos do trecho do Evangelho do V Domigno da Quaresma), se desenvolva no seu coração e a possa colocar no coração do maior número de pessoas possível.

Nas palavras proferidas pelo Sr. Bispo dentro da homilia, aprendemos que Jesus não é apenas caminho, verdade e vida, mas também caminho para a verdade e para a vida. No caminho de cada um de nós, em que muitos são os ruídos e alternativas encantadoras, com "máscara" de verdade, o ministro da Palavra deverá não só proclamar a Palavra de Deus, mas prepará-la, celebrá-la e, sobretudo, vivê-la. Neste sentido, consagremos a nossa vocação a São José, guardião das vocações, pedindo-lhe que nos guarde, nos guie e nos faça aprofundar a nossa vocação dia após dia.