A Maria, para Deus - Canto do "Akathistos"

Akathistos 2021 4(Clicar para aumentar)Durante o passado mês de maio, nas segundas-feiras, a comunidade do Seminário Interdiocesano louvou a presença maternal de Maria através do canto do hino “Akathistos”.

O hino “Akathistos” (ou seja, “cantado de pé”) é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja.

Através deste hino, aclama-se a intercessão de Maria, pela humanidade, junto de Deus. Neste canto, de uma forma repetitiva se invoca Maria com a saudação do anjo (Ave Maria) seguida sempre de uma invocação atribuída a Maria (o correspondente às ladainhas no ocidente).

Por meio deste canto, a comunidade reza juntamente com Maria, pois cada “vez que se louva e glorifica Maria, esta canta no céu o magnificat” (São Luis Grignion de Montfort,Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem,148).