Admissão entre os candidatos às ordens sacras

admissao alexandre ribeiroNo passado dia 4 de novembro, no decorrer da Semana dos Seminários, a comunidade do Seminário Interdiocesano alegrou-se com a presença de D. António Luciano, bispo de Viseu, que se dirigiu a Braga para a celebração da Admissão do seminarista Alexandre Ribeiro, da paróquia de Destriz, da Diocese de Viseu, entre os candidatos às Ordens Sacras.

Nesta celebração, o prelado exortou os presentes à fidelidade ao projeto de Deus para cada um e à Sua palavra, fidelidade esta que só se alcança através da meditação diária da Palavra de Deus.

Dirigindo se depois ao candidato, exortou-o à confiança no Senhor, afirmando: “não tenhas receio de seguir o Senhor, Ele te indicará os passos que hás de dar para te comprometeres na vocação e na missão”.

O prelado terminou exortando todos os presentes a terem sempre confiança no Senhor, que é “luz e salvação” e a estarem sempre dispostos para o serviço a que o Senhor chama em todo o tempo e lugar, servindo sempre com transparência e responsabilidade.

A Admissão entre os candidatos às Ordens Sacras é sugerida atualmente, na Igreja, àqueles seminaristas em cujo discernimento vocacional se pretende tecer a configuração com Cristo na experiência do discipulado, abrindo a porta a um tempo oportuno e necessário de configuração com Cristo Cabeça e Pastor. "O rito da admissão é pedido livremente e celebrado quando constar que o propósito dos aspirantes, baseado nas qualidades necessárias, atingiu a suficiente maturidade" (Pontifical), passando a ser candidatos ao sacerdócio ministerial.

Ler testemunho do Alexandre Ribeiro.