À semelhança de São José, estar atento à Palavra. Instituição de Leitor de Tiago Fonseca

instituicao leitor tiago fonseca2(Clicar para aumentar)No passado dia 19 de março, Solenidade de São José, na Capela do Seminário Maior da Guarda, foi instituído no Ministério de Leitor Tiago Miguel Gomes Fonseca, seminarista do 5º ano de Teologia. A celebração decorreu na Eucaristia, presidida por Sua Ex.a Rev.ma D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda, e concelebrada pelos sacerdotes ligados ao Seminário. Estiveram, igualmente, presentes os familiares do Leitor instituído, bem como os seminaristas diocesanos.

Na sua homilia, atendendo à solenidade que se celebrava, D. Manuel Felício começou por destacar a figura de São José, realçando a generosa solicitude da sua resposta à missão que Deus lhe confiara, a de guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria, apresentando-o como modelo de total confiança nos desígnios de Deus. Seguidamente, o prelado egitaniense, destacou a importância do ministério do leitorado, para a vida da Igreja, sublinhando a sua nobre missão de proclamar a Palavra de Deus, não só na assembleia litúrgica, mas, meditando-a atenta e docilmente e, assim, por meio do seu anúncio, melhor servir o Povo de Deus. Esperançosos, elevamos ao Senhor da Messe as nossas súplicas, para que, por intercessão de São José, o Tiago Fonseca possa na sua vida, por meio do ministério recebido, proclamar aos homens do nosso tempo a Palavra de Deus.

instituicao leitor tiago fonseca1(Clicar para aumentar)