Festa de fim de ano formativo com quem acompanha na iniciação à pastoral

festa final de ano formativo2022No dia 14 de junho de 2022, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, ─ "bispo de turno" deste ano no acompanhamento da formação presbiteral no Seminário Interdiocesano de São José ─ veio a Braga para realizar a festa de final de ano formativo com a comunidade. O programa incluiu a celebração da Eucaristia e o convívio ao almoço. Nesta ocasião festiva da comunidade, quisemos privilegiar a presença dos padres que, na Arquidiocese de Braga, acolhem os nossos seminaristas na iniciação pastoral prática, que intitulamos de "experiências de aproximação gradual à prática pastoral" que faz parte da nossa longa tradição formativa dos candidatos ao sacerdócio ministerial. Nesta festa, quisémos, também, ter connosco outros colaboradores na formação humana e complementar dos nossos seminaristas e colaboradores que apoiam a nossa vida comunitária. Ao almoço, contámos com a presença do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e o seu bispo auxiliar, D. Nuno Almeida, diante de quem agradecemos o acolhimento e a abertura para continuarmos a ter esta ousadia de alargar a nossa experiência sinodal a esta colaboração na formação dos futuros presbíteros de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu.

A aproximação gradual à prática pastoral dos seminaristas promove-se, neste Seminário Interdiocesano, com as seguintes experiências: no período propedêutico, através da participação em ações de voluntariado em favor dos mais desfavorecidos; na etapa do discipulado (1º/2º anos), através da experiência da hospitalidade na Casa de Saúde Bom Jesus; na etapa da configuração I (3º/4º anos), através da participação na Catequese e Liturgia das paróquias da cidade de Braga; na configuração II (5º/6º anos), através de um distanciamento maior a nível geográfico e alargamento temporal no fim-de-semana, em paróquias mais distantes do Seminário.