Exercícios Espirituais, um tempo de paragem e reflexão

WhatsApp Image 2022 09 21 at 13.06.40

Entre os dias 6 e 11 de setembro, as etapas da Configuração I e II realizaram os seus exercícios espirituais, na diocese da Guarda, mais propriamente no edifício do Seminário. Estes foram orientados pelo padre jesuíta Francisco Rodrigues, com muito entusiasmo e dedicação.

As etapas da configuração I e II, no passado dia 6 de setembro, deslocaram-se para a diocese da Guarda, para aí realizar os exercícios espirituais, orientados pelo padre Francisco Rodrigues, membro da Companhia de Jesus.

Foi um tempo de paragem, isto é, de afastamento das ocupações habituais, propício à reflexão e à oração. Ao longo dos 5 dias, aconteceram vários encontros, no quais o padre Francisco propôs meditações ou pontos que focavam essencialmente temas centrais da fé e da própria vida. Para além disso, houve muitos momentos de oração individual, para meditar e saborear a Palavra de Deus. Houve, também, em todos os dias, a celebração da Eucaristia, presidida pelo orientador. Os dias culminaram sempre com a adoração ao Santíssimo.

Viveu-se um verdeiro clima de oração pessoal e de recolhimento, longe dos problemas quotidianos, que permitiu colocar diante de Deus as tristezas, as alegrias, os desejos, os medos, os sofrimentos, as angústias e o futuro, entre outras coisas. Assim, foi um tempo de encontro com de Deus, rico para todos.