Ser Catequista: Configuração I participa em formação sobre itinerário catequético

confI esposende2No dia 1 de outubro, a Etapa da Configuração I fez a sua primeira saída de Braga em grupo. O destino desta pequena viagem foi Esposende. Nessa manhã de sábado, foi apresentada pelo Dom António Moiteiro, bispo de Aveiro, a formação “Ser Catequista”.

É próprio do caminho que os seminaristas do 3º e 4º ano, em Braga, façam a experiência de ser catequistas em comunidades. Por isso, torna-se relevante que conheçam o “Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias”, o novo referencial para a Catequese em Portugal, tendo sido apresentado de modo geral pelo Dom António Moiteiro, Presidente da Comissão Eiscopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, da Conferência Episcopal Portuguesa.

Numa renovada perspetiva, aconteceram várias alterações no itinerário catequético ao longo dos anos, com o objetivo de tornar a Catequese uma realidade mais dinâmica e sinodal, que diz respeito a todos (crianças, jovens, pais, comunidade…). Contudo, ficou bem presente o importante fundamento que orienta a vida do catequista: o encontro com Jesus. O catequista é uma testemunha do encontro com Deus, e só nessa medida é que ele poderá transmitir a fé cristã.

confI esposende1Ao fim do almoço e antes de regressar a casa, foi ainda tempo de passar pelo Castro de São Lourenço. Ficámos a conhecer a história que conta aquele lugar e a bela vista que se tem da Igreja de São Lourenço sobre a costa marítima.

Agradecidos, os seminaristas desta etapa guardam muitos ensinamentos e partilhas deste dia, ricos em sabedoria, que certamente serão muito úteis na missão de ser catequista que se avizinha nos próximos tempos.