Integrar e alargar os horizontes. Tertúlia sobre o Brasil

tertulia brasil 6(Clicar para ampliar)No dia 1 de dezembro de 2022, a comunidade do Seminário Interdiocesano de São José ocupou a noite com uma tertúlia cultural sobre o Brasil, de onde são provenientes dois nos nossos seminaristas: o Filipe Jácome, da etapa do Discipulado (no 1º ano), integra a comunidade formativa pela Diocese de Lamego e é originário de João Pessoa-Paraiba; o Ricarbo Bernardes, da etapa da Configuração I (no 4º ano), integra a comunidade formativa pela Diocese da Guarda e é originário de Elói Mendes-MInas Gerais.

Ambos prepararam e proporcionaram-nos uma viagem culutral que começou com o jantar à moda do Brasil e culminou numa apresentação do seu país, com a ajuda de uma apresentação power point e subsídios audiovisuais, sublinhando aspetos da organização da sociedade, da cultura musical e arquitetónica, assim como da organização da Igreja no Brasil, com os seus monumentos religiosos e práticas de fé.

No final, a tertúlia terminou com a prova de alguns produtos típicos do Brasil: a famosa caipirinha, salgados e doces.

Foi uma experiência que nos ajudou quer a integrar melhor estes nossos seminaristas brasileiros, quer a alargar ainda mais os nossos horizontes culturais e da vivência da fé.

tertulia brasil 1

tertulia brasil 2