Propedêutico e Discipulado em formação sobre a Sexualidade

formacao sexualidade1 viseu(Clicar para aumentar)Nos dias 25 e 26 do mês passado os seminaristas das etapas do Propedêutico e Discipulado participaram no ciclo de formação sobre Sexualidade no Seminário de Viseu, com a orientação da Drª Cátia Almeida (Pedopsiquiatra) e da Enf. Vanessa Machado (Enfermeira especialista).

Com o primórdio discernimento sobre a pergunta “Quem sou eu?”, os seminaristas puderam aprofundar o conhecimento sobre a teoria ecológica do desenvolvimento humano desde a infância até à idade adulta. Quem somos nós? Onde nos situamos? E quem e como nos fazemos representar? Essas foram as questões base de toda a formação.

Nos tempos atuais, o que se entende por sexualidade humana?  Qual é o seu conceito e o que ela retrata no nosso ser? Ser homem ou mulher? O problema da intersexualidade.

Apresentou-se, ainda, o tema sobre a importância de um cuidado adequado com o nosso corpo e, para isso, sinalizou-se a “Teologia do Corpo” do Papa São João Paulo II, onde, num primeiro momento, o Papa medita as Palavras de Cristo sobre a Redenção do Corpo. Depois, tratou-se do Sacramento do Matrimónio. Terminámos com uma reflexão sobre a Encíclica Humanae vitae, respondendo às interrogações do homem de hoje.

Agradecemos à Dra. Cátia e à Enf. Vanessa a disponibilidade para nos ajudarem a crescer como jovens que procuram conhecer Jesus, para assim o seguir e servir na fidelidade.

  • Visualizações: 593