Nelson Vale instituído no ministério de leitor na diocese de Bragança-Miranda

instituicao leitor nelson 1(Clicar para aumentar)No dia 30 de abril, Domingo do Bom Pastor e Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o seminarista Nelson Vale foi instituído no ministério de leitor em ordem ao sacerdócio durante a Eucaristia dominical celebrada na igreja do Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Bragança, presidida por monsenhor Adelino Paes, Administrador diocesano de Bragança-Miranda. O jovem, natural de Carção, no concelho de Vimioso, deu assim mais um passo no caminho para o sacerdócio, numa altura em que está a concluir a sua formação no Seminário Interdiocesano de S. José, em Braga.

O presidente da celebração salientou a importância da instituição deste Leitor numa diocese onde faltam padres. O instituído Leitor manifestou a sua felicidade pela decisão maturada, tendo noção do longo percurso que tem a percorrer que é bonito, ainda que desconhecido.O seu percurso vocacional começou na aventura do pré-seminário, que experimentou entre contrariedades e o apoio do seus. Ingressou no Seminário de Bragança-Miranda aos 13 anos e está a um mês de concluir no Seminário Interdocesano de São José, em Braga.

O Nelson deixa uma mensagem aos jovens, afirmando que "apesar de estarmos numa Igreja em crise, vale a pena apostar em Cristo e na sua Igreja".

O pai, Felisberto Vale, confessou que era um momento emocionante para a família. “É a escolha dele. Desde jovem que quer ser padre”, afirmou.

No final de fevereiro, Nélson Vale defendeu a tese «O sonho de uma Igreja missionária», no âmbito do Mestrado em Teologia, pela Faculdade de Teologia de Braga, na Universidade Católica Portuguesa.

instituicao leitor nelson 2

Adaptado da fonte Mensageiro de Bragança

  • Visualizações: 441