Da espiritualidade mariana na vida sacerdotal. Etapa da Configuração I no Sameiro

configuracao 1 sameiroNo passado dia 22 de maio, os seminaristas da etapa da Configuração I tiveram o segundo momento anual de formação complementar. Para tal, na companhia do Pe. José António, rumaram até ao monte Sameiro, onde o Pe. Delfim Pinto Coelho, Reitor daquele Santuário, lhes falou da espiritualidade mariana na vida sacerdotal e da importância pastoral dos santuários.

Da espiritualidade mariana na vida sacerdotal, o Pe. Delfim procurou sublinhar a necessidade de uma devoção sólida e interior, constante e desinteressada a Maria Imaculada, que nos servirá de modelo no ministério ordenado, particularmente no sim quotidiano à vontade de Deus e na docilidade e prontidão no serviço aos demais.

Houve ainda lugar para refletirmos sobre a relevância pastoral dos santuários. Neste sentido, o Pe. Delfim procurou, em linhas gerais, apresentar-nos o caso concreto do Santuário do Sameiro, não tanto enquanto foco turístico, mas enquanto observatório da pastoral diocesana e lugar privilegiado de uma nova evangelização, particularmente pela celebração dos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação, assim como do acolhimento daqueles que mais necessitam.

Resta-nos agradecer o acolhimento que o Pe. Delfim nos dispensou. À Mãe Imaculada, Senhora do Sameiro, confiaremos também nas nossas orações o ministério do Pe. Delfim.

  • Visualizações: 163